Biografia

Engels Espíritos é um artista muito versátil e expressivo, que desenvolve por meio de sua musicalidade através das gaitas e sua voz, composições que permeiam diversos estilos do universo da música.
O artista é reconhecido por sua criatividade, técnica e personalidade expressadas em suas composições e solos de gaita. O músico, que já se apresentou em vários estados do Brasil, também representou seu país em importantes festivais e circuitos no Canadá, EUA e Europa.

Engels Espíritos é um autodidata e pioneiro no trabalho com gaitas harmônicas em Brasília-DF, desenvolvendo um curso responsável pela formação da primeira geração de gaitistas na capital do Brasil. Sempre atento às inovações e mistura de sonoridades e ritmos, Engels quebrou o paradigma que muitos tinham sobre a gaita ser instrumento exclusivo de Blues, Folk e Rock inserindo o instrumento de forma impressionante em ritmos regionais brasileiros e outras linguagens da música mundial.

Como cantor e compositor, Engels desenvolve um trabalho autoral no qual insere sons diversos extraídos de sua gaita, mutando-a em guitarra, acordeom, violino, didjerido e outros instrumentos presentes em seu segundo CD, “Faces da Gaita”.

Acompanhado de sua banda, o gaitista realiza apresentações com repertório trazendo a fusão entre estilos da música brasileira, européia e americana através do tradicional Rock/Funk e Blues característicos de seu primeiro CD, “Harps Invasion”. A música de Engels Espíritos é uma miscelânea de influências, ritmos e possibilidades experimentais, o que permite definir seu show como uma viagem sensorial que instiga os olhos, os ouvidos e os quadris.
Reproduzir vídeo

Sua projeção internacional iniciou-se em 1997, que por intermédio do fotógrafo Francês Olivier Böels, Engels Espíritos conheceu um dos maiores virtuosos da harmônica do Blues/Jazz, o cubano canadense Carlos Del Junco, que o convidou para o Canadá, intencionado a produzir um intercâmbio de estudo entre a música brasileira e o jazz.

Durante o período de dois anos excursionou pelo Canadá e EUA, com shows por casas noturnas e festivais, onde teve a oportunidade de conviver e dividir o palco com grandes nomes da música Norte Americana, tais como: Brian Cober, Carlos Del junco, John Mayall, o virtuoso gaitista de Chicago Sugar Blue, Bob Margolin (ex-guitarrista do Muddy Walters), o grande guitarrista Canadense Philip Sayce e um dos maiores expoentes da guitarra mundial Jeff Healey.

Em 1999, Engels Espíritos participa na América do Norte de shows em circuitos de inverno de Blues/Rock, além de participação nos shows do guitarrista Philip Sayce e do gaitista Sugar Blue. Durante os shows conheceu o ator e músico Brasileiro/Canadense Felipe Aukai, líder da Banda de world music KAHANA, que o convidou para tocar na turnê de lançamento do CD “Out on a limbo” no Canadá e EUA.

Posteriormente, Engels Espíritos retorna ao Brasil trazendo a Banda Kahana para shows no Centro-Oeste e Sudeste do país.

Entre os principais eventos e casas de shows em que se apresentou na América do Norte, destacam-se no Canadá:

  • Beaches Jazz Festival (Julho de 2007);
  • Jeff Healey’s Road House (Outubro/Dezembro de 2007);
  • Black Bull (Janeiro de 1999);
  • El Mocambo ( Março de 1999);
    • Opera House (Março de 1997);
    • Grossman´s Club (Abril-Agosto de 1997);
    • Silver Dollar (Abril-Maio de 1997);
  • El mocambo (Junho de 1997);
  • Festival Du Maurier Downtown Jazz (Julho de 1997);
Reproduzir vídeo

O gaitista e cantor Engels Espíritos em 2013 esteve em temporada de shows nos EUA, e desta vez percorreu três dos mais importantes Estados do mercado musical nos EUA: a Califórnia, Flórida e o estado de Nova York.

O músico brasileiro passou 6 meses se apresentando em várias cidades, em circuitos de casas noturnas como Loaded Club na calçada da fama em Hollywood – Los Angeles. Dividiu palco com o ex-Guitarrista do Ronnie James Dio, o Rowan Robert e o guitarrista brasileiro Conrado Pesinato.

Apresentou-se em alguns eventos da comunidade brasileira onde foi uma das principais atrações do grande evento da cultura brasileira nos EUA – Brazilian Day Los Angeles, que aconteceu no Park Hancock em Los Angeles.

Na Flórida, se apresentou em eventos da comunidade brasileira em Miami, a convite da produtora Fantastic Brasil Miami, e em Nova York, no famoso bairro da cultura americana, West Village, nas casas de shows Red Lion, Groove NY, e participação no show do grande cantor de Soul Jazz Tony Manage (vídeo acima) : 

  • Brazilian Day Los Angeles (July – 2013);
  • Loaded Club – Los Angeles (August – 2013);
  • Red Lions – New York (October – 2013);
  • Groove NY – New York (October – 2013);
  • Peros Club- Los Angeles (January 2008);
  • Rosa’s – Chicago (June 1997 to January 1998);
  • Checkerboard (January 1998);
  • Chicago Blues Festival (July 1997);

Ô meu Deus! Ele tem muita energia, vou ter que deixar um espaço no show para ele tocar sozinho e gastar um pouco. Precisa controlar este menino, ele parece esta possuído quando toca!

JJ Jackson

Parceito de banda e composição de Jimi Hendrix na década de 60

Ouvir Engels Espíritos tocar incomoda, pertuba, você fica se perguntando: como ele consegue tirar milhares de notas de um instrumento tão pequeno?
Jornal Now Magazine

Toronto, Canadá

Um gaitista de frases loucas, ele é assustador, um monstro.

Philip Sayce

Virtuoso Guitarrista Canadense

Reproduzir vídeo

Em novembro de 2002, Engels Espíritos participou de uma turnê no Norte da Europa, se apresentando em mais de 20 shows nas cidades de Hamburgo, Frankfurt e Berlim.

Além de pequenas cidades no norte da Alemanha mostrando a fusão entre a música regional brasileira e a música americana.

Reproduzir vídeo

Em 2003 o músico lança o seu primeiro CD intitulado “Harps Invasion” para um público de 4.000.00 pessoas com participação especial do Cantor americano JJ Jackson (parceiro de banda e composição de Jimi Hendrix na década de 60).

Em março de 2004 Engels Espíritos foi convidado para fazer abertura do show do Rei do Blues B.B.King, na capital do Brasil.

Em outubro de 2011 Engels Espíritos e Banda lançaram seu primeiro DVD ao vivo intitulado “As Faces da Gaita”, apresentando em cada vídeo um estilo musical diferente, que permeiam vários estilos: Blues, musica Celta, Hard Rock até o Baião, Jazz, Salsa e Maracatu.

Engels Espíritos já se apresentou no circuito dos mais importantes eventos e festivais de Blues/Rock de Brasília e do Brasil. 

Entre os mais importantes,destacando os seguintes eventos:

  • Brasília Blues Festival (Novembro de 1996);
  • Maceió Jazz Festival (Novembro de 1997);
  • Temporadas Populares (Fevereiro de 1998);
  • Festival Porão do Rock (Agosto 1998 e 1999);
  • II Brasilia Fest-Rock (Julho de 2000);
  • PIER 21 Blues Festival (Setembro de 2001);
  • Congresso Brasileiro de poesia Bento Gonçalves-RS (Outubro de 2002 e 2005);
  • Congresso de Medicina de Fortaleza (Outubro de 2004);
  • Congresso Latino Americano de Artes (Proyecto Sur) (Maio de 2005 e Junho de 2006);
  • Festival Gaitistas do Cerrado ( Outubro de 2010);
  • Barreirinhas Blues/Jazz Festival no Maranhão ( Agosto de 2012).
  • Festival Capital Moto Weak (Julho de 2016)

É um artista que está pronto, voz forte, toca gaita que é um absurdo e tem uma presença de palco explosiva! O problema é que sua música esta fora dos padrões do mercado fonográfico brasileiro.

Carlos Eduardo Miranda

Jurado do Ídolos SBT

Que isto meu filho! Isto que você toca não é gaita, é guitaita! Você é um gaiterrista!

Eduardo Chauvet

Jornalista do programa Alternativo e transamérica

Eu destesto este baixinho exibido, tocando gaita como se fosse o Yngwie Malmsteen do cerrado.

Guitarrista de Brasília

Em entrevista sobre música e bandas da cidade na Rádio Cultura FM 100,9

Junto à Orquestra Harmônica Brasileira, em Curitiba, sob orientação do mestre Ulysses Cazallas, aprendeu luthieria, técnicas de manutenção em gaitas como afinação, otimização, restauração, ajuste técnico e reposição de peças.

Em Toronto, Canadá, a convite do renomado gaitista-cubano-canadense, Carlos Del Junco, fez um aperfeiçoamento de sua técnica na utilização da cromatização em harmônicas diatônicas.

Em Detroit, EUA, participou do SPAH (The Society for the Preservation and Advancement of the Harmonica – Convenção mundial de harmonicistas) para o estudo histórico e técnico visando a conservação e desenvolvimento da harmônica.

Trabalhando profissionalmente com Gaitas harmônicas, Engels Espíritos já produziu performances e workshops em diversos eventos, trabalhou em programas de rádio e TV, apresentando shows e compondo trilhas sonoras, além do trabalho com sua Banda em shows pelo Brasil e exterior.